Mina de Nióbio

A mina de nióbio do Barreiro de Araxá contém as maiores reservas mundiais provadas de pirocloro – mineral portador do nióbio. A CBMM investe continuamente na otimização dos procedimentos de extração e processamento do minério visando assegurar o uso racional dos recursos minerais. Nenhuma quantidade de minério de nióbio deixa Araxá sem que ele seja transformado em produto final de alto valor agregado.

Correia Transportadora

O minério é transportado da mina para o pátio de homogeneização de minério por uma correia transportadora movida a energia elétrica, dispensando, assim, a utilização de caminhões. O minério é retomado da pilha de homogeneização e transferido, também via correia transportadora, para acesso e beneficiamento na Unidade de Concentração.

Sistema de Homogeneização de Minério

O sistema de homogeneização do minério de pirocloro possibilita uma melhor utilização dos recursos minerais existentes, ao reduzir a variabilidade do minério, aumentando a eficácia do seu processamento na Unidade de Concentração.

Unidade de Concentração

Essa unidade recebe o minério do Pátio de Homogeneização de Minério. Sua atribuição é separar o mineral que contém o nióbio (pirocloro) de outros minerais que constituem o minério, por meio do processo de moagem, separação magnética, deslame e flotação. Análises químicas on-line do fluxo de processo do concentrado flutuado permitem um acompanhamento imediato da produção. Os resíduos do beneficiamento mineral são encaminhados, sob forma de polpa, para a Barragem 6.

Barragem 6

Construída em aterro compactado com material argiloso, estéril da mina, e seu reservatório é totalmente impermeabilizado com manta de polietileno de alta densidade, de 1,5 mm de espessura. O sistema de impermeabilização maximiza a segurança da barragem, evita a perda de água por infiltração no solo e possibilita a alta taxa de recirculação da água utilizada no processo industrial.



100% de Efluente
Tratado

96% de Água
Reciclada

Unidade de Refino

O concentrado de pirocloro, que contém nióbio em níveis elevados, é refinado pelo processo pirometalúrgico para a remoção de impurezas, como enxofre, fósforo e chumbo.

Unidade de Óxidos de Alta Pureza

Na Unidade de Óxido de Nióbio de Alta Pureza, o concentrado refinado passa por processamentos químicos e se purifica, chegando a um produto final com teor de 98,5% de Nb2O5. Na Unidade de Óxidos, parte da produção de óxido de nióbio de alta pureza segue para mais uma etapa de purificação, para que se obtenha o óxido de nióbio grau óptico, contendo 99,5% de Nb2O5.

Óxido de Nb de Alta Pureza (Materiais resistentes ao desgaste)

Ferramentas de corte

Equipamentos utilizados na indústria pesada (mineração e construção)

Baterias de lítio para carros elétricos

Unidade de Metalurgia

O concentrado refinado de nióbio é convertido em ferronióbio por meio de redução aluminotérmica em fornos de arco elétrico.

FeNb (Estrutural/Automotivo/Energia)

Chassis mais leves – melhor desempenho de veículos – redução de emissões de poluentes

Tubulações de grande diâmetro com resistência superior – transporte de óleo e gás mais eficiente e seguro

Veículos mais seguros

Estruturas de edificações com aços de maior resistência e menor peso

Estruturas para torres eólicas – energias renováveis

Unidade de Britagem, Embalagem e Expedição

​O ferronióbio é britado, classificado e embalado de acordo com especificações dos clientes. Outros produtos do nióbio são acondicionados e embalados nas próprias unidades de produção e encaminhados para essa unidade, para Expedição.

Unidade de Ligas Especiais

O óxido de nióbio de alto nível de pureza é convertido em ferronióbio e níquelnióbio, ambos de grau vácuo, por meio de redução aluminotérmica.

FeNb e NiNb Grau Vácuo (Materiais resistentes à corrosão e altas temperaturas)

Indústria aeroespacial – superligas para turbinas de avião

Sistemas de exaustão automotiva – melhor desempenho de materiais quanto à corrosão e oxidação em altas temperaturas

Unidade de Nióbio Metálico

O nióbio metálico é produzido em fornos de feixe de elétrons, nos quais impurezas como carbono e oxigênio são vaporizadas, atingindo concentrações residuais de “partes por milhão”. O produto final apresenta 99,9% de nióbio e é disponibilizado em lingotes de cerca de 600 quilos e de 1.500 quilos.

Nb Metálico (Aeroespacial / Médico / Pesquisa)

Aparelhos de ressonância magnética – magnetos supercondutores

Aceleradores de partículas – cavidades de radiofrequência

Unidade de Óxidos Especiais

Nessa unidade, outros processos tecnologicamente avançados são realizados para alcançar um produto altamente refinado e excepcionalmente puro, conhecido como óxido de nióbio grau óptico.

Grau Óptico | HY-340 | ANO (Materiais funcionalizados)

Painéis solares mais eficientes

Catalisadores – produção de químicos orgânicos, petroquímicos básicos e automotivos

Resinas de troca iônica

Lentes ópticas e componentes eletrônicos

Cerâmicas elétricas e piezoelétricas

Células a combustível movidas a hidrogênio (energia limpa)

Centro de Pesquisas de Materiais e Processos Metalúrgicos

Concluído em 2017, esse Centro de Pesquisas inclui um forno de fusão sob vácuo que permite a obtenção de protótipos de superligas e a inserção rápida de produtos especiais contendo nióbio nos mercados aeroespacial, geração de energia e petróleo e gás.

Centro de Tecnologia

No Centro de Tecnologia da CBMM, um dos mais completos centros de pesquisa de nióbio do mundo, os projetos são direcionados para otimizar os recursos naturais, os insumos e os processos utilizados no beneficiamento mineral e na industrialização de produtos de nióbio.

Estação de Tratamento de Efluentes

Toda a água descartada é tratada via Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais. A quantidade de efluente tratado é determinada em função do volume de água que deve ser mantido no sistema.

Centro de Desenvolvimento Ambiental

O Centro de Desenvolvimento Ambiental é constituído pelo Criadouro Científico de Fauna Silvestre, Viveiro de Mudas, Núcleo de Educação Ambiental e Arboreto de Espécies Nativas do Cerrado e ocupa uma área de cerca de 6 hectares no Complexo Mínero-Industrial.

Escritório Administrativo